“Twitter – Influenciando pessoas & conquistando o mercado!”
Acabei de ler o livro de Anderson Vieira Twitter – Influenciando pessoas & conquistando o mercado! que funciona como um guia sobre como usar o Twitter nas ações de marketing. Em primeiro lugar, parabéns Anderson! A qualidade editorial do livro é excelente, além disso, é bastante didático e funcional, principalmente, para aqueles que estão começando a entender o que é o Twitter e como usar a ferramenta para conquistar mercado, reputação e clientes.
Para quem já trabalha e conhece bem a ferramenta o livro não trará grande novidades. O próprio autor avisa: “… lembre-se de que assim como existe leitores com sólidos conhecimentos em determinado assunto, existem leitores para os quais tudo é novidade.”A seguir comento alguns trechos do livro – para quem deseja comprar, indico a Livraria Cultura:
“Não faça falsas promessas”.
Premissa básica que no mundo do social media ganha mais força, pois se você enganar ou iludir o consumidor ele, com certeza, irá falar mal do seu produto e por meio de ferramentas como o Twitter essa reclamação crescerá de forma exponencial.“Texto bom = site excelente”.
Ainda vejo muita gente errando nesse ponto. O conteúdo (quando bem escrito) e relevante conquista o internauta. Pode ter certeza que um dos pontos que justifica o sucesso do Twitter é o limite de 140 caracteres (o suficiente para transmitir um texto relevante).“Uma boa campanha exige a junção de várias tarefas e etapas… e no mundo digital, uma coisa puxa a outra”.
Para o sucesso de qualquer ação, seja na mídia online ou offline, o planejamento é a palavra-chave. A ferramenta virou febre no Brasil e muitas empresas estão interessadas em saber como usá-la para sair na frente dos concorrentes. Mas não basta criar um perfil, escrever as mesmas coisas que sempre são ditas nas peças publicitárias e achar que está “por dentro do movimento”. É preciso ter um plano, criar uma metodologia e aliar todas as ações de comunicação. Anderson destaca: “… ao se aventurar no marketing digital, não caia na tentação e fazer tudo exatamente como na vida real. São mundos diferentes, com regras diferentes, mas que interagem entre si”.